OCS Terra Mãe

São Mateus - ES

A OCS Terra Mãe, localizada no município de São Mateus surgiu a partir de um grupo com vinte e duas famílias organizadas na base do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

Vendo a necessidade de estreitar os laços entre o campo e a cidade, produzindo alimentos saudáveis para todas as mesas e sentindo a importância de mudar a forma de fazer a agricultura. Em uma transição para a agroecologia o grupo consolidou a OCS Terra Mãe com a integração de sete famílias.

Em meio ao processo de criação o grupo passou por capacitações realizada pela Cáritas Brasileira, no projeto de Economia Solidária. Em uma das visitas de pares, integrantes relatam que: ¨A economia solidária vai muito além da situação econômica de quem produz, trata-se de respeitar a vida, produzindo em harmonia com a mãe terra, respeitando todas as formas de vida, também, trata nesse caso de uma boa relação com os consumidores, a fim de melhorar a qualidade de vida no campo e na cidade, em busca da soberania alimentar para o povo¨.

Apesar dos desafios, o grupo segue produzindo e avançando na transição agroecológica. Atualmente fornecem alimentos para os espaços de comercialização da Rede Bem Viver e MPA, além de entregas feitas para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Com a junção de famílias que estão engajadas em projetos de promoção a agroecologia realizados pela Rede Bem Viver e parceiros com o grupo que já faz parte do Organismo de Controle Social (OCS), o coletivo tem perspectivas de mudanças positivas para o próximo período. E espera para os próximos cinco anos estar a frente nos processos de transição agroecológica e consequentemente, conquistando um espaço na mesa dos consumidores.