top of page

MPA promove Seminário de qualidade e sustentabilidade da pimenta-do-reino

Atualizado: 15 de out. de 2022

Aconteceu hoje, no dia 14 de outubro de 2022 o Seminário de Qualidade e Sustentabilidade da Pimenta-do-reino, no Ceforma (Centro de Formação Maria Olinda), localizado no município São Mateus, região norte do Espírito Santo. O seminário contou com a presença de mais de 100 participantes dos municípios de São Mateus, Nova Venécia, Jaguaré, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Boa Esperança, Linhares, Vila Pavão e Ecoporanga.

A abertura do Encontro contou com mística que trouxe a reflexão o cuidado com a Terra, sendo o nosso planeta, nossa casa, nosso alimento, ambiente de vivência coletiva. Com a leitura da poesia "Desabafo da terra" de Marli Fagundes.


Após a mística, seguiu-se com uma mesa de debates com a temática atuais exigências do mercado nacional e internacional para registros de produção e comercialização da pimenta-do-reino. Conduzida por Marcelo Sobreira de Souza, Auditor Fiscal Federal Agropecuário atuante no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Foi explanado sobre as leis normativas relacionadas a cultura em questão, os riscos e necessidades para a produção e comercialização da mesma.

Após a conclusão desta mesa, seguiu-se para a segunda mesa de debates, o qual abordou boas práticas de produção, foi conduzida por João Henrique Trevisani, engenheiro agrônomo da Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper). Nesta mesa, foi contextualizado quanto ao processo de produção e condução da cultura, João trouxe em sua fala a importância das técnicas apropriadas nesse processo para o bom resultado na produção.

Dorizete Cosme presidente da Cooperativa Mista de Produção Camponesa (CPC) e camponês no município de São Mateus diz que "É muito importante se apropriar de assuntos como tal, entender das técnicas e procedimentos para uma produção de qualidade" acrescenta ainda como é motivador ter apoio das entidades técnicas na construção de uma produção agroecológica.

O encontro continuou com a terceira e última mesa, que abordou assuntos relacionados a boas práticas de colheita e pós-colheita da pimenta-do-reino, conduzida por Mariana Barbosa Vinha, engenheira de alimentos do Incaper.

Cheio de mística e saber popular e técnico o encontro seu encerrou com o almoço camponês.


Por Assessoria de Comunicação.

22 visualizações0 comentário
bottom of page