top of page

Cooperativa do MPA no ES inaugura Agroindústria de Minimamente Processado em Vila Valério


Na última sexta feira, 19 de abril, a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Estado do Espírito Santo (CPC – ES), inaugurou a Agroindústria de Alimentos Minimamente Processado com a marca “Crioula Alimentos”, que se encontra em processo de registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A inauguração aconteceu em Vila Valério, Espírito Santo e foi marcada com uma solenidade com entidades parceiras que contribuíram durante o processo de fundação. Na presença dos Camponeses e Camponesas; Associação de Pequenos Agricultores do Estado do Espírito Santo (APAGEES); Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA); representantes do Banco do Brasil, Banco do Sicoob e Banco Cresol; União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES); Mandato do Deputado Federal Helder Salomão; Mandato da Deputada Estadual Iriny Lopes; Representação do Subsecretário da Agricultura Familiar; Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); Diretores das Escolas Municipais Ângela Mação e Aroldo Kapiche; Nutricionista da Secretária de Educação Silvia Helena P. Andrade; Vigilância Sanitária com a Mirian Capucho e Dauria Partelli; Pastor Adair Leomar Dockhorn e Padre Jonas Nunes Coutinho.

A realização de um sonho que vem sendo planejado a alguns anos pela cooperativa do MPA, Dorizete Cosme enquanto presidente da cooperativa afirma que agroindústria “é mais uma conquista bastante importante que vai proporcionar mais saúde e qualidade de vida para as pessoas que vivem no campo e na cidade, além de ampliar a renda das pessoas cooperadas em nossa Cooperativa.”



Na agroindústria será processado o aipim e frutas como abacaxi, manga e goiaba. Onde serão selecionados, higienizados, picados e congelados. Há uma equipe de trabalho que foi devidamente treinada, com cursos preparatórios nas áreas de “Boas práticas” e “Manipulados do aipim e frutas”, ministrados pela Economista Doméstica Joziellen Nunes da Costa do Incaper. A extensionista vem contribuindo para a fundação da agroindústria desde o planejamento até a execução de todas as partes burocráticas para a abertura oficial do espaço, e afirma “A agroindustrialização pode contribuir para melhorar diversos aspectos socioeconômicos do meio rural, tais como: geração de emprego e renda, agregação de valor, participação de jovens e mulheres; e pensando nessa importância, o papel da agroindústria, Crioula Alimentos, localizada no município Vila Valério, da Cooperativa Mista de Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Estado do Espirito Santo, contribuirá para o desenvolvimento dos agricultores do local e regional”.

O mercado de atuação que estão sendo observados como oportunidades para o escoamento da produção são as políticas públicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Compra Direta de Alimentos (CDA), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), feiras livres, supermercados e lanchonetes. Atendendo os diversos consumidores e levando praticidade e qualidade.

A agroindústria é uma conquista das famílias camponesas do Espírito Santo, que labutam na produção de alimentos saudáveis, e dessa maneira valorizar e agregar valor à produção com o processamento. A camponesa e produtora Marijani Luck Nardi afirma que “a agroindústria é um marco na vida dos camponeses, ela proporcionará geração de renda as famílias, valorização dos alimentos, dando visibilidade a agricultura familiar local e para os consumidores levará a praticidade e qualidade”.

Para a nutricionista Silvia Helena P. Andrade “a Agroindústria era um sonho antigo, tive o privilégio de acompanhar esse sonho, já trabalhamos em parceria com os agricultores no fornecimento de gêneros alimentícios para o PNAE desde 2010, por isso, acredito, que agora com esse sonho concretizado o fornecimento de novos produtos minimamente processados será possível e agregará ainda mais na Alimentação Escolar. Ela finaliza dizendo que “a inauguração da Agroindústria Crioula Alimentos em Vila Valério foi com certeza um ganho para o município e toda a população, estou muito feliz com essa realização.”



Extraído do site do Movimento dos Pequenos Agricultores no dia 25/04/2024, link: MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores (mpabrasil.org.br)

17 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page