top of page

MPA no Espírito Santo realiza seminário na região norte do estado com o tema "Alimento e Saúde"



No dia 22 de março, o Movimento dos Pequenos dos Agricultores e Agricultoras reuniu mais de 80 pessoas para o seminário ‘Alimento e Saúde’. A atividade contou com a participação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos das Barragens (MAB), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Escola Família Agrícola do Bley e o mandato da deputada estadual Iriny Lopes e Sub-Secretário Rogério Favoretti. O seminário ocorreu na Regional Norte no munícipio de São Gabriel da Palha no Salão Paroquial.

O seminário contou com a assessoria do professor de Geografia e coordenador do Grupo de Estudos sobre a Questão dos Alimentos (GeQa) da Universidade Federal do Espírito Santo, Paulo Scarim, e a terapeuta e farmacêutica, Suelene Mosken. Ambos fizeram contribuições que ajudaram no crescimento da bagagem de conhecimento dos camponeses e camponesas que se fizeram presente no seminário.

Scarim trouxe uma reflexão muito importante destacando que a alimentação é um ato social, político, cultural, geográfico e histórico. Afirmou que "nossa saúde depende da saúde dos nossos alimentos, da saúde do meio onde vivemos e de todos os seres vivos".

Já Mosken abordou uma profunda reflexão sobre a saúde enquanto um bem-estar físico, emocional, social e espiritual, de forma a trazer um equilíbrio, totalmente ligada a uma boa alimentação e nutrição. E, ainda, destacou a preocupante nova geração adoecida, com o aumento dos casos de depressão, ansiedade e síndrome do pânico.

Foi um seminário que trouxe muito conhecimento aos participantes, que interagiram e fizeram algumas provocações e depoimentos sobre a relação alimento e saúde para a sociedade e para o campesinato.





25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page