OCS Diomedes Sirilo
Vila Valério - ES
Com a redução drástica das políticas públicas no último período, em especial o (Programa de Aquisição de Alimentos) PAA, as famílias camponesas se encontraram com um quantitativo expressivo de alimentos se perdendo nas roças, no mesmo período uma seca que atingia as lavouras de café e pimenta, principais culturas da região. A partir desse contexto surgiu a ideia de criar uma feira coletiva na praça também as entregas vias Whatsapp, seria essa a solução para a evasão de alimentos.
Em março de 2015 o coletivo iniciou duas feiras semanais, com o desenvolvimento desse processo de comercialização coletiva, com o aumento da demanda por parte dos consumidores e produtores, o município iniciou uma banca permanente de comercialização camponesa na sede do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).
Durante essas realizações os principais desafios vivenciados partiram da constância de entrega dos produtos, qualidade e aparência visual, materiais adequados para a comercialização entre local, balança, seladoras entre outros. Pensando em ações para a consolidação do grupo, tendo o objetivo de aprimorar e fazer a certificação da produção orgânica e comercialização aconteceram muitas atividades como, ajuda das famílias envolvidas em mutirões e trabalhos voluntários, foram realizadas várias reuniões com as famílias e o apoio do MPA e Cooperativa Mista de Produção Camponesa (CPC), alianças foram concretizadas com parceiros públicos e mercados locais.
Atualmente vinte famílias então envolvidas no processo de produção e entrega de alimentos, dessas quatro estão organizadas para a realização da Certificação Orgânica Participativa no grupo denominado de ¨Diomedes Sirilo, todas essas famílias hoje fazem entregas de alimentos no CDA, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), banca permanente, supermercado local e vendas para CPC.
As perspectivas são organizar o local adequado para processar e embalar os alimentos, melhorar a estética da banca permanente, voltar com as feiras na praça, atender mais mercados locais e atingir venda semanal de 7.000,00. Nessa intenção as famílias estão se preparando para assumir de dois a três itens fixos para entrega e buscando resgatar famílias que se afastaram do processo organizativo.